terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Filho mais velho - Rafael Rueda Muhlmann

Novamente, eu, Rafael Rueda Muhlmann, pai de três meninos maravilhosos, volto a postar sobre os filhos. Desta vez para tratar sobre o filho mais velho.

Rafael Rueda Muhlmann fala sobre Filho mais velho
Rafael Rueda Muhlmann com o filho mais velho (Gabriel)


Vamos refletir sobre a importância de entender a condição de seu filho como o mais velho.

Costumo dizer que o filho mais velho tem duas vantagens que os outros jamais terão:

1. A de ser filho único até que nasça o próximo.

2. E a de ser promovido para irmão mais velho. E será assim independente do número de filhos que tenha a família.

O “título” máximo que os irmãos conseguirão será de segundo, terceiro filho e assim por diante, irmão ou filho do meio, irmão ou filho mais novo etc. Mas filho ou irmão mais velho é privilégio de um só, o primogênito.

Nas famílias com mais de um filho o primeiro fará dois papéis em sua jornada. E claro, isso também trará responsabilidades que devemos ajudá-los a cumprir.

Neste momento, eu, Rafael Rueda Muhlmann, estou com 40 anos e meu filho mais velho, Gabriel, com 15. Incrível o tamanho do amor que temos por nossos filhos e o quanto nos realizamos vendo a realização deles. Fico muito feliz com a maturidade do Gabriel para a idade que tem e pela forma como ele vê a vida. Tenho orgulho da pessoa de bem e do homem que ele está se tornando.

Filho e Pai
Filho e pai: Gabriel e Rafael


Em que afeta ser o filho mais velho?

É relevante dizer que por esta peculiaridade de primeiro filho, algumas situações irão ocorrer, podendo ser positivas ou não, e os pais devem estar atentos para lidar com sabedoria.

Os pais com mais de um filho devem ter consciência de que precisam criar “procedimentos”, ou seja, hábitos e culturas familiares que contemplem e beneficie as necessidades de cada filho.

Ser o filho ou irmão mais velho pode ser muito prazeroso ou um grande fardo, tudo dependerá das atitudes dos pais. Como por exemplo: evitar sobrecarregar de responsabilidades o mais velho colocando sobre seus ombros o compromisso de educar, cuidar dos irmãos menores ou dos afazeres da casa.

O ideal é fazê-lo sentir-se corresponsável pelos irmãos mais jovens e pelos cuidados que sejam necessários. Fazê-lo atuar com a importância e privilégio de ser o mais velho, assim o comprometimento será natural, com amor e paciência.

O irmão mais velho é modelo do mais novo.

Filho mais velho sempre terá uma posição diferente dos outros, certa responsabilidade de cuidar e ajudar os mais novos e os pais, mas o cuidado que se deve ter é para que não seja prejudicial ao seu desenvolvimento. É natural que os irmãos mais novos sempre estejam se espelhando e atrás do mais velho.

O que deve ser feito pelos pais é ajudá-lo a entender que isso é positivo e perfeitamente natural, de modo que ele possa entender que sua condição de filho ou de irmão mais velho é uma honra para poucos.

Por Rafael Rueda Muhlmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário